Translate

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grandes cagaços parte II



Holanda-Alarme.
Numa bela manhã de segunda-feira estava em casa a brincar com meu filho, quando ouço uma sirene muito alta. Já havia ouvido uma sirene parecida nos filmes, quando as cidades eram sobrevoadas por aeronaves inimigas, com cidades bombardeadas, em casos de incêndio, ou grandes ameaças nucleares. Quando escuto aquele alarme agarro no meu filho e corro desesperada para janela para ver a reacção das pessoas na rua, se correm, se gritam, se olham para cima, para saber que tipo de providência tomar. Era nova na cidade, não sabia de nada, só sabia que isso aqui é tudo água, vivemos onde há tempos só havia água e o homem cá vem deixando sua marca. Tudo passou-me pela cabeça. Lembrei do alarme que ouvi uma vez na Hidroeléctrica de Paulo Afonso na Bahia, Brasil, onde avisava que as comportas da represa seria abertas para diminuir o fluxo de água na represa, pensei: será o mesmo? Ou a daqui estão a romper-se? Precisamos correr para lugares altos? Onde está minha bolsa? Tenho lá dinheiro e documentos? Melhor pegar também os passaportes. Meu telefone está aqui? Olho pela janela e tudo está como antes, as pessoas agem normalmente, nada se passa! Então! Que raio de sirene foi essa??? Ligo ao marido e pergunto. E para variar ele não ouviu nada. Perguntei a uma amiga brasileira que aqui vive a 20 anos e ela não soube responder-me, passou-se o susto, e todos os meses eu ouvia aquela sirene sem entendê-la.
Um dia uma amiga brasuca que também cá vive, veio perguntar-me se eu sabia do que se tratava, e disse-lhe que não. Eis que ela me tirou a curiosidade. Toda primeira segunda-feira do mês, sempre ao meio dia, a sirene é tocada como teste para ocasiões de risco. Acidentes nucleares, fulga de gás, enchentes e coisas do género. E se algum dia ouvir a sirene em outro dia ou horário, deve-se trancar-se em casa e ouvi a rádio ou Tv. no canal local onde dará a informações sobre o sucedido. Depois fui a procura de mais informações na Net, e eis que a verdade sempre aparece! Rsrsrs. Grande cagaço!

Como ainda não sei postar os vídeos directamente do youtube, deixo-vos o link de um vídeo que fizeram da dita sirene.

http://www.youtube.com/watch?v=x-nm_86iSkM&feature=PlayList&p=F54BF47C4EABD6D5&playnext_from=PL&playnext=1&index=3

Sem comentários:

Enviar um comentário